A Força de Vontade


A Força de Vontade é muito mais que um simples desejo. Para fazer, para viver, para realizar, não basta desejar; o desejo morre com a rapidez de uma rajada fugidia, enquanto que a Vontade se manifesta com a potência da fé, da constância e da paciência.

Força de Vontade não é deixar-se arrastar pelos ventos e pelas correntes que surgem ao nosso redor. É determo-nos por um instante, ainda no meio da corrente e saber escolher o caminho adequado. É saber ser a folha fixada numa árvore e não folha morta levada pela tempestade. É saber ser o barco de madeira, com remos e leme, e não lenho morto no meio do mar.

Força de Vontade é ser como a gota de água que canaliza o seu enorme instinto, indo parar inexoravelmente ao seu mar matriz.

Força de Vontade é viver na companhia interior do nosso próprio eu, e não ceder rapidamente às mil e uma solicitações das circunstâncias externas.

A Força de Vontade não é aniquiladora da personalidade, nem endurece falsamente o Homem. Pelo contrário, ensina a rir e a chorar quando se deve rir e quando se deve chorar, reconhecendo o que a cada instante pertence e o que a cada instante se deve fazer.

Força de Vontade é o que nos permite amar verdadeiramente, não com paixão, mas com compreensão.

A Força de Vontade não é conformar-se nunca com o que se consegue mas insistir diariamente em alcançar mais altos e melhores objetivos. Mas sem que este inconformismo nos leve a perder de vista uma meta e um ideal que deverá ser fixo e inamovível como as estrelas.

Força de Vontade é superar os inconvenientes com inteligência, extraindo deles a experiência necessária para não voltar a errar da mesma maneira. É não deixar-se desfalecer ante as dificuldades, nem tão pouco vangloriar-se fatuamente ante os êxitos. Nenhum êxito mundano é definitivo.

Força de Vontade é procurar as raízes da árvore da vida, sem contentar-se com os seus ramos multicores. É preferir a Alma ao corpo.

Força de Vontade é a que, em suma, nos faz mover em prol da Beleza e da Justiça, a que nos impulsiona a procurar a Unidade e a que, por tudo isso, nos leva ao encontro de Deus.

Delia Steinberg Guzmán

Directora Internacional da Nova Acrópole

Publicado originalmente em:

https://nova-acropole.pt/a-forca-de-vontade/

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)