Celeste


Nós amamos games. Assim como filmes e músicas, eles nos divertem e, ao mesmo tempo, podem carregar mensagens capazes de nos transformar. Mas diferente das outras mídias, jogos possuem uma ligação muito forte com a gente, afinal, ele está nos colocando à prova, testando nossa sensibilidade, capacidade de raciocínio, poder de decisão e muito mais. É justamente aí que este mundo começa a ficar fascinante. Justamente porque estamos ali, dedicando nossa atenção quase que 100% a ele, que alguns desenvolvedores não perdem a oportunidade para inserir uma mensagem que irá nos tocar de forma profunda. Foi assim com Night In The Woods, Everything, To The Moon e muitos outros jogos, inclusive o que você irá ler um pouco mais nas próximas linhas.

Esta semana falaremos de Celeste. À primeira vista parece um jogo de 8 bits como qualquer outro. Você tem que correr, pular, escalar, desviar de obstáculos e tudo aquilo que estamos acostumados a ver desde os anos 80, em Alex Kid e Super Mario. Mas como falamos no parágrafo acima, este jogo é muito mais do que isso. Celeste vai testar sua paciência. Não é um jogo fácil, e até os gamers mais experientes podem sentir frustração em determinadas partes do jogo. E é justamente aí que percebemos o seu diferencial. Enquanto a maioria dos jogos deste estilo punem sua morte fazendo você voltar até o início do estágio, ou, pelo menos, até o último checkpoint, em Celeste, o retorno da personagem é quase imediato, e nunca muito distante de onde você fracassou. Com isso, ao invés de simplesmente nos punir, os desenvolvedores do game pretendem nos ensinar que devemos aprender com nossos erros, não tornando a repeti-los.

Outro ponto muito importante em Celeste, são os diálogos com os personagens que encontramos enquanto vamos desvendando o jogo. Embora você não precise conversar com cada um deles, inclusive, pode optar por fazer o jogo todo sem trocar uma palavra, a experiência só será completa se você parar para ver o que cada personagem tem a dizer, pois é aí que o jogo fica realmente profundo. Todos eles têm uma mensagem relevante que nos fará pensar em pequenos, porém importantes, pontos de nossa vida particular. A escalada da montanha é traçada como um paralelo com a escalada de nossa vida. Nem sempre é fácil, em vários momentos vai exigir que pensemos rápido e que aprendamos a lidar com a ansiedade e o medo. Nós vamos cometer erros, às vezes vamos repeti-los antes de descobrir o caminho certo, mas temos que perseverar e aprender a fazer nossas próprias escolhas.

Falando em escolhas, o jogo lhe dá uma série de opções. Você pode terminá-lo rapidamente, apenas indo direto do “Ponto A ao Ponto B”, sem falar com nenhum personagem e sem colher nenhum morango (item importante no jogo). Em compensação, você estará perdendo pontos importantes, que fariam a sua jornada encantadora e transformadora. Mas para quem quer explorar a vida, quer dizer, o jogo ao máximo, há a opção do "Cassete B". Nele, cada fase tem uma versão ainda mais desafiadora, colocando suas habilidades à prova, quase como o mundo invertido de Stranger Things (série da Netflix). Se você acha que não será capaz de vencer os desafios da montanha sozinho, não tem problema, há também a opção “Super Easy” lhe esperando.

Celeste é um game encantador, com uma trilha sonora que dá vontade de baixar e ficar ouvindo enquanto fazemos nossas atividades do dia a dia, e ainda possui uma mensagem belíssima. Nós realmente nos colocamos no lugar da protagonista do jogo, sentimos empatia por seus sentimentos e medos, além de tirarmos uma lição de cada personagem encontrado.

Você pode jogar no Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. Para Mac OS Classic, Microsoft Windows e Linux, você pode comprar na Steam Store Clicando Aqui!

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)