Night In The Woods


Uma das etapas mais complicadas na vida de muitos pessoas é a entrada na fase adulta. As verdadeiras responsabilidades começam a surgir: há preocupações com contas, trabalho, estudos e saúde. A sociedade passa a cobrar de você: um sucesso profissional, que se case e tenha filhos, que compre uma casa, um carro, etc. Parece muita coisa para quem até então se preocupava apenas em ir para a escola e passar no vestibular. E a cada nova geração, parece que essa transição vai ficando mais difícil.

Se não estivermos com o psicológico em ordem, ou pelo menos dispostos a trabalhar esse aspecto em nós mesmos, a situação tende a continuar crítica! Não nos tornaremos seres realizados e felizes, não compreenderemos o nosso papel na sociedade e continuaremos agravando esta situação a cada nova geração. Você possivelmente está se perguntando se isso aqui não era para ser um post a respeito de um jogo, não é?! Fique tranquilo, você está no lugar certo!

Para falar de "Night in The Woods" precisávamos fazer esta breve introdução sobre a vida, pois é justamente esta fase de transição o pano de fundo do jogo. Em um primeiro momento, o game se assemelha a outros jogos no estilo aventura, onde precisamos recolher objetos e pular obstáculos, como já estamos acostumados a ver aos montes por aí. Mas conforme vamos jogando, observamos que a brincadeira não é tão superficial assim, e começamos a notar certas semelhanças com a vida real.

Isso acontece por causa da saga da protagonista: Mae é uma gata que, após largar a faculdade, decidiu voltar para a cidade que vivia quando era mais jovem, e que ainda hoje vivem seus pais e amigos de infância. Mas nada é como antes, aquele gostinho doce da vida de criança começa a amargar ao ver seus pais mergulhados na mesmice, levando uma vida monótona. Seus amigos não são mais os mesmos, vivem preocupados com trabalho e contas para pagar e a própria cidade também mudou.

Parece até um relato real, não é mesmo?! A jornada de Mae continua, pois ela precisa não apenas se reconectar com a cidade, mas também com os personagens a sua volta, principalmente Bea, sua melhor amiga de infância, mas que agora é indiferente ao seu retorno, já que elas passaram muito tempo afastadas e foram perdendo os laços de amizade. Aos poucos, e as vezes até tendo frustrações, Mae vai resgatando memórias e criando novas conexões com a cidade que sempre viveu.

Um dos pontos altos do jogo acontece durante os sonhos da gatinha, é lá que ela realmente passa a refletir sobre a vida. Neles, Mae tem a oportunidade de destruir coisas, lutar contra criaturas gigantes e ter conversas filosóficas com um personagem que ela chama de “Deus”. "Night in The Woods" faz questão de explorar bem os sentimentos da protagonista: calma, humor, suspense e euforia, sempre com o cuidado de ter uma trilha sonora diferente acompanhando cada um deles.

Se tivermos que resumir a obra da Infinity Fall - desenvolvedora do jogo - "Night in The Woods" é um jogo que desperta a empatia no jogador. A sua estética um pouco infantil, associada ao tema bem complexo,é a representação perfeita do estado do jovem atual: não é adulto, mas também não é mais criança; deseja aquelas experiências e amizades que teve no passado, sendo que elas já não são as mesmas; está diante de desafios da vida adulta, mas não consegue se identificar com eles; tem muito conhecimento e se imagina fazendo várias coisas, mas, na verdade, não consegue realizar nada na prática. Enfim, é um limbo complicado, que em algum momento passamos ou iremos passar.

A aventura de Mae acaba sendo um tipo de exercício para compreendermos como passar por essa fase, nos preparando para enfrentar os desafios e responsabilidades da vida adulta, mas sem precisar perder o espirito de aventura e diversão da infância.

Jogue, divirta-se e reflita sobre a sua vida!

Você pode jogar Night in The Woods para Windows, Mac OS ou Linux acessando a Steam clicando aqui.

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)