O Verdadeiro Valor da Amizade

June 8, 2018

 

“A Amizade não é apenas necessária, mas também nobre”. Como podemos observar na frase de Aristóteles, este tipo de vínculo tem sua importância reconhecida há milênios. O pensador grego foi um dos filósofos que estudaram as relações que perpassam a Amizade. Para ele, essa é uma virtude necessária, pois a felicidade só tem valor se for compartilhada. Após todo esse tempo, sua análise continua mais viva do que nunca, não é mesmo?

 

Parando para observar a nossa sociedade atual, surge um questionamento: há uma banalização da amizade verdadeira? Em um mundo cada vez mais individualista, vínculos são criados rapidamente, de forma muito superficial, e são facilmente rompidos. Hoje em dia, qualquer um tem milhares de amigos, mas o termo "amigos" passou a significar apenas uma breve troca de cliques numa rede social. Pense bem: o que nos une às pessoas? Além das relações virtuais, temos companheiros que nos acompanham no trabalho, outros quando vamos para as festas, mas e quando mudarmos de emprego, ou quando as festas não interessarem mais, o que vai manter a amizade?

 

Estamos vivendo um período em que os laços entre as pessoas são muito frágeis, e  a Amizade, no seu sentido mais profundo, se torna cada vez mais rara. Quando se ultrapassa a barreira dos interesses superficiais, quando duas pessoas se unem, não somente para compartilhar obrigações ou prazeres, mas sim para viver o mesmo sonho, aí surge a verdadeira Amizade. A filósofa argentina Délia Guzmán chama isso de "Amizade Filosófica": 

 

"É a que faz com que duas ou mais pessoas procurem conhecer-se, compreender-se, passando pela compreensão de si próprios. É a que faz nascer o respeito, a paciência e a constância, é a que perdoa sem deixar de corrigir e impulsiona cada um a ser cada vez melhor para merecer o amigo. É a que desperta o sentido da solidariedade, do apoio mútuo em todos os momentos, a que sabe suportar distâncias e dores, doenças e penúrias."

 

Se engana quem pensa que amigos não ficam chateados um com o outro, pois conflitos e discordâncias sempre existirão. A Amizade verdadeira se verifica justamente quando os laços permanecem intactos, mesmo após essas turbulências da vida. Afinal de contas, quem nunca brigou com um irmão?
Para os egípcios, não existia muita distinção entre um amigo e um familiar, pois é a mesma forma de amor que se expressa nessas relações. Quando alguém que nos ama nos aponta um defeito, não é para nos derrubar, mas sim para mostrar como podemos ser ainda melhores do que somos. 

 

Dessa forma, a Amizade tem o efeito de unir as pessoas, gerando uma harmonia social, como traduz bem Khalil Gibran em um trecho de sua obra O Profeta: 

 

“Quando vosso amigo expressa seu pensamento, não temais o 'não' de vossa própria opinião, nem prendais o 'sim'. E quando ele se cala, que vosso coração continue a ouvir o coração dele, porque na amizade, todos os desejos, ideais, esperanças, nascem e são partilhados sem palavras, numa alegria silenciosa."

 

Trouxemos um podcast para completar a nossa reflexão em torno das verdadeiras relações entre amigos. Não deixe de ouvir e buscar aumentar os seus laços de Amizade verdadeira!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)