Mais Dinheiro Significa Mais Felicidade?

Qual seria sua reação se soubesse que seu salário iria aumentar? Euforia, alegria, expectativa para a realização de novos projetos... Uma série de emoções ligadas ao futuro. Mas isso permanece ou é algo passageiro? A ideia de “felicidade” nesse caso se relaciona não com o fato de você receber um aumento, mas sim, com o que esse aumento pode fazer você conseguir conquistar de bens materiais.

A relação entre dinheiro e felicidade é algo analisado desde o século 16, como afirma o cientista Altay de Souza, no podcast que disponibilizamos abaixo. No entanto, como analisar esta relação, se "felicidade" é um conceito que está ligado a diversas experiências que variam de pessoa para pessoa?

Talvez seja a filosofia, e não a ciência, quem pode nos explicar mais sobre o que é a Felicidade. Segundo William James, filósofo considerado pai da psicologia americana, "Evitar a tristeza é um processo passivo. Buscar felicidade é um processo ativo." A sua afirmação coincide com os grandes pensadores da antiguidade, sejam eles indianos, chineses, gregos ou romanos. Buda, Confúcio, Platão, Aristóteles, Plotino e tantos outros, tinham a mesma compreensão sobre o que é a verdadeira Felicidade humana. Todos eles diziam, de maneiras diferentes, que a Felicidade é um estado de plenitude da alma, e essa plenitude surge da convicção de que estamos vivendo exatamente o que necessitamos viver, para cumprirmos com o nosso propósito de seres humanos. Nesse estado de plenitude, sentimos que nada nos falta, e nos mantemos equilibrados, diante do prazer ou da dor. Assim, podemos dizer que a Felicidade não é uma dádiva dos céus, e sim fruto de uma conquista do indivíduo.

Então, por que é tão difícil alcançá-la? Isso acontece porque não sabemos exatamente qual é o nosso papel no mundo, não temos um propósito claro para as nossas vidas. Aristóteles, em sintonia com toda a tradição filosófica da antiguidade, dizia que a Felicidade humana provém da ação da alma dirigida pela virtude, ou seja, o ser humano vai encontrar a verdadeira Felicidade quando dedicar a sua vida na busca de ser cada vez mais generoso, mais justo, mais sábio, mais corajoso, etc. Como cada ser da Natureza vive em função de um propósito, este é o do Ser Humano: desenvolver virtudes.

Ainda que estes ensinamentos tenham sido transmitidos por grandes sábios, nós precisamos exercitar o nosso lado científico para testá-los. Como? Vivendo com seriedade e sinceridade a busca da virtude, para descobrirmos se isso realmente nos leva à Felicidade. Experimente!

Dê o play no podcast abaixo e conheça mais sobre os estudos científicos que abordam esse tema.

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)