A Terra é um Ser Vivo?

May 22, 2018

 

Quando estudamos biologia na escola, aprendemos conteúdos sobre os ciclos dos seres vivos, categorias, biomas, enfim, uma série de informações que vão desde o micro ao macro e que, em equilíbrio, completam-se na grande orquestra da vida formando o que chamamos de Biodiversidade. O dia 22 de maio é considerado o Dia Internacional da Biodiversidade. Nada mais justo, então, que façamos uma reflexão sobre a nossa relação com a Mãe-Natureza.

 

Mas... O que é "a Natureza", ou "a Terra"? O que entendemos por esses termos? O planeta Terra é somente um pedaço de matéria girando em torno do Sol? Já pensou que ela pode ser o corpo de um imenso Ser Vivo?

 

Esta ideia que pode parecer um pouco absurda, era a mais lógica nas antigas tradições. Egípcios, Gregos, Mesopotâmicos, Indianos, todos eles tinha seus deuses que representavam a própria Natureza. Talvez, a mais conhecida delas seja a deusa grega Gaia. 

 

No blog do Movimento Cultural Gaia, há este trecho que conta um pouco do mito da deusa.


"Livre de nascimento ou destruição, de tempo e espaço, de forma ou condição, é o Vazio. Do Vazio eterno, Gaia surgiu dançando e girando sobre si como uma esfera em rotação. Ela moldou as montanhas ao longo de Sua espinha e vales nos buracos de Sua pele. Um ritmo de morros e planícies seguia Seus contornos. De Sua quente umidade, Ela fez nascer um fluxo de chuva que alimentou a Sua superfície e trouxe vida.

 

Criaturas sinuosas desovaram nas correntezas das piscinas naturais, enquanto pequenos filhotes verdes se lançaram através de seus poros. Ela encheu os oceanos e lagoas e fez os rios correrem através de profundos sulcos. Gaia observava suas plantas e animais crescerem. Então Ela trouxe à luz de Seu útero seis mulheres e seis homens." 

 

Os mitos podem parecer para muitos algo fantasioso e sem sentido, mas esse tipo de narrativa sempre esteve presente em praticamente todas as culturas. A sua proposta não é oferecer a visão objetiva e histórica dos fatos, mas sim tratar os aspectos mais simbólicos da realidade. Devemos buscar nos mitos uma mensagem que trate do que vivemos hoje, no aqui e agora.

 

Por eras e eras, Gaia se mantém sempre à disposição para alimentar, nutrir, proteger e entregar partes de si mesma para seus filhos. Isso é o que ela fez por nós, a Humanidade. Ela possibilitou a nossa sobrevivência, nos fornecendo seus recursos ao longo da História, e fazendo uso deles, produzimos alimentos, abrigo, armas, obras de arte...  Até que chegamos aos dias de hoje, com todos os confortos e avanços tecnológicos que conhecemos. Mas a que custo?

 

O que estamos fazendo para proteger Gaia, a nossa Mãe-Terra? 

 

A visão que os antigos povos tinham, enxergando a Natureza como Gaia, como um Ser, que é a nossa própria Mãe, nos traz uma reflexão sobre a forma como nós a tratamos nos dias de hoje. A Natureza não é uma "coisa" para ser simplesmente explorada, ela é viva e nós também fazemos parte dessa vida, da mesma forma que uma célula faz parte do corpo. Isso não significa que devemos parar com o avanço das ciências, da tecnologia e da civilização, mas sim que devemos ter consciência de que tudo o que possuímos nos foi dado pela nossa Mãe-Terra, e por uma questão moral, deveríamos ter muita gratidão, cuidar para não causar tanto dano e, acima de tudo, ter respeito para não abusar dessa imensa generosidade.

 

Tudo o que existe na Natureza é a expressão sagrada de um Ser

 

Com essa ideia em mente, podemos nos relacionar de uma forma diferente com a Vida que nos cerca. Por exemplo, na sua próxima refeição, olhe para o seu prato e reflita sobre tudo o que aconteceu para que você pudesse estar se alimentando daquela comida. Muitos recursos minerais, vegetais, animais e também humanos colaboraram para que aquilo chegasse até você. Esta energia empregada é como se fosse o sistema circulatório de Gaia, que flui por todas as partes do seu corpo. Após a sua refeição, esta energia estará dentro de você, então a dúvida será: o que devo fazer com esta energia que pertence a todos? Colaborar com todas as formas de vida que me cercam, devolvendo esta energia para a Natureza, ou me focar somente no que é bom para mim?

 

Como a célula cumpre a sua função, trabalhando para si mesma ou trabalhando para o corpo?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)