Como Você se Comunica?

May 16, 2018

 

 

Já teve a experiência de ficar sem energia elétrica e sem internet? A sociedade simplesmente para quando isso acontece. Parece até que é impossível viver sem essas tecnologias. Nessas horas nós pensamos: como é possível viver sem smartphone? Como ir de um lugar para o outro sem Waze? Como se comunicar sem redes sociais, WhatsApp, e-mail, etc? Por incrível que pareça, nós vivemos por anos e anos sem essas tecnologias e nos comunicávamos muito bem, obrigado!

 

No século XIX, mais especificamente em 1865, Samuel Morse criou o telégrafo e foi assim que começou a história da comunicação a distância no mundo. De lá pra cá, rádio, telefone, televisão, internet e muitas novas tecnologias surgiram para facilitar esse processo de transmissão de mensagens. Em homenagem a este fantástico processo humano, a data de 17 de maio ficou sendo usada para marcar o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, e também o Dia Mundial da Internet.

 

É irônico pensar que mesmo com todos os meios diferentes que dispomos hoje, nossa sociedade passa atualmente por graves problemas de comunicação. Na internet temos milhões de horas de vídeos publicados, bilhões de mensagens de textos trocadas, outra infinidade de imagens compartilhadas... Mas quantas dessas mensagens realmente comunicam algo importante e quantas delas são apenas o reflexo de vidas superficiais e vazias de sentido?

 

Entende-se por comunicação a troca de mensagens entre alguém que a envia e outro que a recebe. Talvez um grande problema que exista hoje em dia, seja entender melhor este processo e prestar atenção em cada uma das etapas. Precisamos cuidar para que a nossa mensagem seja bem transmitida, mas também precisamos tomar cuidado para que a outra pessoa a receba de forma correta. Para isso precisamos desenvolver uma certa empatia, precisamos nos colocar no lugar do outro, tentar entender como o outro vive, como ele pensa, como ele fala e como ele "escuta".

 

O curta metragem abaixo, com uma história envolvente, nos ensina muito sobre comunicação e como, algumas vezes, se colocar no lugar do outro vai exigir de nós esforço e sensibilidade. Mas, no fim das contas, o resultado sempre vale a pena.

Você precisa assistir para entender!

 

 

 Ampliando ainda mais a nossa reflexão sobre a comunicação, podemos pensar um pouco se as nossas ações estão comunicando a mesma mensagem que nossas palavras. Existe coerência entre o que dizemos e como agimos?

 

E em níveis ainda mais sutis, será que as emoções que sentimos, e também os nossos pensamentos, não comunicam algo para a sociedade mesmo quando não os expressamos? Por exemplo, quando alimentamos a nossa mente com vídeos, filmes, séries e notícias que mostram cenas de violência, ódio, revolta e vingança, e isso fica vibrando em nossas emoções e pensamentos durante o dia todo, será que não estamos, de alguma forma, contribuindo para a violência na sociedade? Vale a pena refletir sobre isso!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)