Há um Tempo Para Cada Coisa


Para tudo nessa vida há um tempo e uma das maiores falhas do ser humano é não ser capaz de enxergar isso. Não são poucas as frases ou ensinamentos sobre o tempo, mas provavelmente a mais famosa delas esteja escrita na Bíblia, em Eclesiastes 3:

Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz”.

Mas que lição devemos tirar disso? Da mesma forma que devemos assumir responsabilidade pelo que acontece com nossas vidas, devemos entender que nada acontece fora do tempo certo.

O tempo é muito mais que os segundos que conseguimos contar, que os dias que vivemos e os anos que completamos. O tempo é o maior professor que podemos ter, ele nos acompanha desde que fomos fecundados até o nosso último suspiro e sempre, sem exceção, nos mostra nossas limitações, onde precisamos melhorar para que possamos alcançar nossos projetos e sonhos. Cada segundo é valioso e nos presenteia com um aprendizado novo que irá transformar nossa vida. O maior exemplo do que o tempo é capaz de fazer é o planeta em que vivemos. Por milhares de anos fenômenos naturais, tais como ventos, explosões vulcânicas, terremotos, correntes d’água e ondas do mar, foram moldando nosso mundo. Da mesma maneira que nosso planeta foi literalmente lapidado pelas obras do tempo, tudo o que vivemos ao longo dos últimos dias, meses e anos forjou quem somos atualmente e continuará nos modificando até o fim de nossos dias.

Mas algo nos chama a atenção. Precisamos ter sabedoria e respeitar o tempo de todos. Nós não nascemos sabendo tudo e sequer temos capacidade de assimilar todas as informações que recebemos ao longo da vida, principalmente em nossos primeiros anos. Assim como citamos no parágrafo anterior, o tempo vai nos aprimorando. Não podemos querer que uma criança tenha o mesmo discernimento e conhecimento que os adultos, assim como não se pode exigir de um idoso que ele tenha a mesma disposição e energia que uma criança. Hoje em dia, nossa cultura não permite que as crianças vivam a sua infância e desenvolve uma não aceitação da velhice nos idosos, como se a juventude fosse a única fase da vida que tem valor. É essencial entender que na Natureza não existe nada por acaso. Há uma Beleza e um propósito para cada idade, por isso, desde que saibamos respeitá-las, podemos sempre aprender e ser felizes em cada uma delas.

Sempre há tempo para que possamos desenvolver o controle dos nossos impulsos, das nossas falhas, tais como preguiça e falta de foco, assim como também há tempo para que aprendamos a ser mais virtuosos. Por mais que pareça que o tempo está contra nós, devemos compreender que ele sempre está a nosso favor, quando algo parece fora do nosso controle, é porque em algum momento nós vacilamos ao compreender seus ensinamentos e sinais. É por esta razão que devemos sempre valorizar os momentos de nossas vidas, aproveitar cada segundo e absorver todo ensinamento que pudermos. Se tivemos a capacidade de fazer a tecnologia evoluir tanto em tão pouco tempo, o que está impedindo que nós evoluamos no mesmo ritmo e nos tornemos pessoas mais abertas ao aprendizado e, consequentemente, mais virtuosas e sábias?

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)