A Dor Como Processo de Evolução


"O mundo é muito injusto comigo". "Só acontece tragédia na minha vida". É comum ouvir tais expressões no dia a dia de pessoas que estão passando por problemas em diversas áreas da vida. Elas mentalizam e desejam que tudo passe e tudo seja resolvido com um simples pulo do obstáculo. Mas, já reparou que as pessoas que esperam apenas os problemas passarem, continuam tendo as mesmas atitudes quando outros surgem?

Isso acontece porque a pessoa não procura descobrir como enfrentar o obstáculo, apenas foge dele, e do próximo e de todos os outros. Essa pessoa passará o resto da vida pulando desafios e reclamando de sua vida. Como ficar bem deste jeito? O poeta Carlos Drummond de Andrade dizia que "a dor é necessária, mas o sofrimento é opcional". Ou seja, reclamar dos problemas, dos desafios, da dor, não vai resolvê-los. Mas para crescer na vida, é preciso enfrenta-los.

Um exemplo muito claro desta situação de fuga da dor é a superproteção materna. Imagine uma criança que não sabe como o mundo funciona e não sabe dos problemas que existem na sociedade. A mãe a mantém num mundo seguro, onde tudo é fácil e sem dor. Quando esta criança é exposta à realidade, ela sofrerá muito mais porque não vivenciou dificuldades. Os obstáculos da vida fortalecem o corpo e a mente e, assim, vem a evolução pessoal.

Por isso, quando surgir um obstáculo, um exercício é refletir sobre quais aspectos a vida está querendo que eu cresça como Ser Humano, ou seja, quais Virtudes precisam ser desenvolvidas em mim. A partir destes questionamentos, pode-se encontrar formas para resolver o enigma, por mais que haja dor, pois é através dela que ocorre a evolução.

No podcast abaixo, você pode conferir uma reflexão sobre a temática:

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)