Sonhar é Preciso

April 27, 2018

 

Já dizia o escritor Simon Sinek: "Nós precisamos sonhar. Se não, como faremos um futuro que ainda nem existe?" Em uma frase ele conseguiu sintetizar a importância por trás dos sonhos, isso porque tudo o que somos hoje e tudo o que veremos no futuro é fruto de um sonho. Mas será que estamos sabendo sonhar? Por causa da sociedade em que vivemos é comum confundirmos sonhos com projetos. Enquanto projetos são as conquistas materiais que almejamos, sonhos estão diretamente relacionados ao Ser, é aquilo que quando alcançado fará de nós novos seres humanos, pessoas melhores e capazes de transformar o mundo.

 

 

O que constantemente chamamos de sonhos, são na verdade projetos. Um carro novo, uma promoção, uma viagem, são desejos passageiros e, como falamos na galeria "O Que Nos Completa?", nos trazem alegrias momentâneas que não dão um real sentido à nossa vida. Isso acontece porque somos influenciados pelo que a sociedade espera que conquistemos ao longo dos anos. Esse materialismo, por sua vez, acaba em diversas ocasiões por nos afastar do nosso verdadeiro foco, àquilo que justifica nossa Vida e valoriza nossa participação na evolução do mundo em que vivemos. Sonhos devem sempre ser sobre o que queremos melhorar em nós mesmos para que possamos nos tornar virtuosos. Sonhar é curar os conflitos mal resolvidos que temos com nós mesmos e buscar melhorar nosso autocontrole, nossa humildade, nossa responsabilidade, nossa paciência, nossa generosidade e muitas outras virtudes.

 

 

Mas atenção, sonhos não se realizam por conta própria. Para simplificar, façamos um exercício rápido. Pensemos em um sonho que desejamos demais e ainda não fomos capazes de alcançar. Pensou?! O que faltou, ou está faltando, para que ele torne-se realidade? Um emprego melhor? Maior poder aquisitivo? Mais estudo? Mais reconhecimento? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas você está equivocado. Se um sonho está sempre relacionado ao nosso Ser, para atingi-lo, precisaremos criar metas também relacionadas a isso. O mesmo planejamento e esforço que precisamos ter para realizarmos um projeto também é necessário para conquistarmos nossos sonhos. Precisaremos criar metas de curto, médio e longo prazo para que possamos ir conquistando-as aos poucos, não esquecendo que teremos momentos de vitórias e de derrotas na caminhada. Mas, não desanime, pois a constância e perseverança são virtudes essenciais dos grandes sonhadores.

 

 

A fim de facilitar a compreensão, peguemos por exemplo a já citada virtude da Perseverança. Nós começamos a conquistá-la em nosso dia a dia, em tarefas simples, como quando não desistimos de ler uma notícia por ser longa, quando decidimos continuar estudando, mesmo sabendo que levarão quatro, seis, oito anos até nos graduar, quando continuamos lutando para conquistar nossos projetos, por mais difíceis que eles pareçam ser, e assim sucessivamente. Observe que para podermos conquistar nossa sonhada virtude, precisamos nos relacionar bem com as experiências do mundo material, uma vez que não basta elegê-las como meta a ser alcançada, mas precisamos, principalmente, atuar na prática para que ela se manifeste na nossa vida. Por fim, não podemos esquecer que é imprescindível termos uma visão clara sobre nós mesmos, para podermos então identificar qual virtude precisamos sonhar em viver, e assim, criar metas diárias para atingi-la.

 

 

E nossa galeria de hoje é justamente sobre os verdadeiros sonhos, aqueles que nos transformam para que possamos transformar o mundo. O que realmente falta nos dias de hoje são pessoas sonhadoras, pois são elas que farão do futuro um lugar onde nossos pais, nossos filhos, nossos netos e nós mesmos desejamos viver, um mundo mais virtuoso, generoso, tolerante, e menos ignorante e egoísta.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)