Será que Vivemos na Caverna?

April 27, 2018

 

 

Pare um pouco, olhe ao seu redor, saia da sua própria caverna! O que você encontrou de diferente? 

 

O Mito da Caverna, escrito por Platão há milênios, faz a gente refletir sobre o que acreditamos e aceitamos como verdade, enquanto existe uma outra realidade. É uma grande metáfora que nos ensina dia após dia a enfrentarmos o medo e o comodismo da bolha em que vivemos para encontrar a luz lá fora. 

 

Platão, que tanto escrevia e estudava o mundo das ideias, transmitiu, através deste mito, um dos maiores ensinamentos já existentes. O Mito da Caverna faz parte de sua obra maior: A República. Na famosa história, um dos habitantes da caverna, que representa a humanidade, consegue se libertar, através do seu esforço e determinação, e assim encontrar a luz do Sol, que representa a Sabedoria, contrapondo-se à escuridão em que ele estava. Ao entrar em contato com essa nova realidade e ver que tudo que vivia era falso, ele decide retornar, movido por amor, para avisar aos demais habitantes da caverna que eles vivem uma grande ilusão. 

 

Essa relação entre escuridão e luz que encontramos no mito podemos encarar como uma analogia entre a ignorância e a Sabedoria, analisadas por Platão. Esta primeira, simboliza nossas opiniões baseadas no senso comum, nossos desejos egoístas, nossa falta de visão espiritual e de vivência de valores humanos, como acontece frequentemente em redes sociais, por exemplo. Já a luz, seria a Sabedoria, quando investigamos e questionamos o mundo em que vivemos, buscando elementos mais humanos, como a Bondade, a Beleza e a Justiça, para assim, vivenciá-los. 

 

A alegoria da caverna enquadra-se em diversos contextos da nossa vida. Não é à toa que esse mito é uma referência até hoje em estudos, debates e nas artes, em obras literárias e cinematográficas como Matrix e O Quarto de Jack.

 

No podcast desta semana, mostramos a você uma forma de sair da escuridão e encontrar a luz! Afinal, a Sabedoria é libertadora.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)