O Resgate dos Anos 90 Através de Chrono Trigger

April 19, 2018

 

Quem cresceu na década de 1990 e já tinha paixão por games, que hoje se tornaram clássicos, com certeza lembra de Chrono Trigger! O jogo, que é uma referência de narrativa entre os jogos de RPG (Role-Playing Game), mistura viagens no tempo, elementos de animes, histórias de cavalaria e várias possibilidades de finais. Tudo isso fruto de uma equipe de ouro em sua criação: Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy, o compositor Nobuo Uematsu e Akira Toriyama, criador de Dragon Ball.

 

O trabalho de Akira fica evidente nos traços dos personagens que lembram muito a clássica série de animes Dragon Ball, que conquista novas gerações até hoje. Chrono Trigger foi lançado para o console da Nintendo em 1995, mas ganhou uma adaptação recente para smartphone e, mais atualmente, foi lançado para computador, em uma remasterização, pela plataforma Steam.

 

Se pensarmos no enredo de Chrono Trigger, no contexto de jogos atuais, ele não se destaca tanto assim, pode parecer batido. Mas, em 1995, um jogo que abordava viagens no tempo, com várias opções de finais, e ainda fazendo várias referências a mitologias, foi marcante para a época!

O personagem principal (que você pode batizar como quiser, mas o nome oficial é Crono) inicia a aventura em casa com sua mãe, mas a boa vontade dele para ajudar os outros faz com que vários desafios surjam, desde salvar uma princesa até salvar o futuro da humanidade. Claro que nada disso seria possível sem a ajuda de vários amigos e de presentes dados por três sábios, Melchior, Balthasar e Gaspar - o mesmo nome dos Três Reis Magos.

 

No estudo dos mitos, este símbolo dos presentes recebidos pelo herói na sua jornada, tem uma representação muito importante. Ele trata da ideia de que, quando encontramos o nosso propósito de vida, e nos comprometemos em lutar por ele, podemos confiar que a Natureza irá garantir que todas as ferramentas necessárias para cumprir com nossa missão cheguem até nós. É o símbolo de uma fé ativa, uma fé de quem confia, mas ao mesmo tempo age com coragem e determinação.

 

Podemos encontrar também referências à mítica Atlântida, representada na obra por Zeal, uma civilização muito avançada tecnologicamente, que existiu há mais de 12 mil anos, mas foi destruída por causa do egoísmo e megalomania de alguns indivíduos. Eles tentaram, mas falharam ao manipular as forças da Natureza, levando toda a população da Terra novamente a um estado civilizatório primitivo. Isso nos faz refletir sobre qual o futuro da nossa Humanidade no mundo real. Será que nossos excessos estão nos levando para o mesmo destino que Zeal teve no game?

 

Pensar em Chrono Trigger em 2018, décadas depois, pode trazer um sentimento de nostalgia àqueles que vivenciaram aquela época. E aos que não estiveram presentes, mas conhecem as histórias, influências e contextos, essa remasterização funciona como um resgate da história dos videogames e amor pelos clássicos.

 

Conheça mais a fundo o jogo com os vídeos abaixo:

 

Trailer (Em inglês):

 

 

Review:

 

 

Você pode comprar agora na Steam

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)