Por Que nos Arrepiamos com Música?


Se você tem uma relação especial com a música, provavelmente você já sentiu boas sensações e emoções ao ouvir uma canção. Até mesmo quem não é tão fã assim da arte já pode ter sentido a mesma experiência! Isso porque o nosso cérebro tem a capacidade de responder quimicamente aos sons. Não é à toa que a música é utilizada como forma de tratamento para doenças, como já falamos em "A Música como Remédio para Corpo e Alma".

Mas qual será a resposta para esses arrepios que sentimos ao ouvir uma música? Um estudo foi realizado por pesquisadores de Harvard, com dois grupos de pessoas. No resultado, constatou-se que todos os participantes ficaram com o coração acelerado ao ouvir música. Entretanto, só um grupo se arrepiou. Para esta justificativa, os pesquisadores analisaram a estrutura cerebral destes participantes, encontrando conexões intensas entre algumas regiões do órgão. Ou seja, quem possui essa característica consegue se envolver mais sensorialmente com músicas.

Outras pesquisas sobre o tema também foram realizadas e constataram que o arrepio tem a ver com uma resposta à expectativa que colocamos ao ouvir uma música. Isso pode estar relacionado à sua própria estrutura, quando essa corresponde aos padrões de harmônia reconhecidos pela nossa mente, ou mesmo por resgatar algo em nossa memória que nos traga alguma emoção. Mais detalhes sobre esses questionamentos você confere no podcast abaixo!

Essas são as músicas citadas por Altay e Ken no podcast. Agora, que tal fazer a experiência você mesmo? Pare, respire e ouça essas músicas abaixo. O que você sentiu? Compartilhe conosco!

Mendelssohn: 4. Sinfonie (»Italienische«) ∙ hr-Sinfonieorchester ∙ Paavo Järvi

W.A. Mozart - Serenade For Winds; K 361; 3rd Movement

Forrest Gump Theme - Alan Silvestri

Ennio Morricone - Cinema Paradiso

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)