A Ressurreição de Cristo - Arte Renascentista

March 28, 2018

 

Impossível não associar o Renascimento à produção artística da época não é mesmo? Lembramos logo de nomes como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Donatello, entre outros. Neste período, alguns filósofos, artistas e cientistas revolucionaram a forma de ver o mundo, encerrando assim o período das trevas e do fanatismo conhecido como Idade Média.

 

 

No podcast abaixo podemos aprender um pouco sobre uma obra de um desses grandes artistas, Rafael Sanzio. A obra em questão faz parte do acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e se chama a Ressurreição de Cristo.

 

Longe de esgotar as explicações sobre a obra, o podcast nos apresenta uma introdução para que possamos adentrar neste mundo dos símbolos das obras de Rafael. Essa prática de transmitir mensagens mais profundas de forma simbólica, foi um dos elementos usados na arte e na mitologia da antiguidade e resgatados pelos mestres renascentistas. Pode ter certeza que até os pequenos detalhes de uma obra como esta tem um propósito. Por que Cristo está no centro? O que significam as figuras ao fundo? Por que do uso dessas cores? E a simetria geométrica? Percebeu que Cristo e os dois anjos formam uma tríade? E os quatro soldados um quaternário? O que significam os quadrados, retângulos e triângulos na obra?

Nenhuma resposta pode esgotar essas questões. Que tal exercitar esta visão simbólica e então colocar as suas dúvidas e reflexões aí nos comentários? O vídeo a seguir, da professora Renata Peluso, não fala sobre o quadro "A Ressurreição de Cristo", mas comenta os símbolos de diversas outras obras de Rafael Sanzio.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)