O que os Mitos nos Ensinam?


Quando falamos em "Mito", geralmente pensamos em uma narrativa falsa, que não tem vínculo com a realidade. Mas será que é isso mesmo?

A filósofa russa Helena Petrovna Blavatsky (HPB) dizia que toda narrativa das antigas tradições possui chaves de interpretação, e a chave histórica seria apenas uma delas. Seguindo esta ideia, uma das chaves mais interessantes para se estudar os mitos, seria através da interpretação simbólica - ver cada elemento como símbolo de uma realidade mais interna, mais subjetiva. Partindo desta perspectiva, os mitos não seriam mentiras, mas sim formas de comunicar Verdades tão profundas que uma linguagem objetiva não seria capaz de transmitir.

Quer um exemplo? Qual a melhor forma de expressar um sentimento? Com uma simples expressão "Eu te amo" ou através de um símbolo, como um presente, um gesto, um poema, etc?

Da mesma forma que para se desenvolver um programa de computador é necessário usar uma linguagem própria (como C++ ou Java), pois a máquina não "fala" inglês ou português, para se tratar de uma realidade que tem a ver com a alma e com as experiências internas do Ser Humano, as antigas tradições nos deixaram de presente os grandes mitos.

Se ainda não ficou claro, a questão é: os mitos não são mentiras que falam de um passado que não existiu, os mitos são verdades que falam sobre você e seus desafios internos.

Este podcast nos apresenta um pouco desta interpretação simbólica de uma das mitologias mais famosas hoje em dia, a Mitologia Nórdica.

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)