Animações que Falam com Adultos

February 17, 2018

 

Animações são sinônimos de filmes para crianças, certo? Errado! Apesar de existirem conteúdos produzidos visando apenas o público infantil, a animação também é uma maneira de comunicar mensagens profundas que tocam os corações das crianças, mas também deixam muitos marmanjos “suando pelos olhos”. Na galeria desta semana nós separamos sete animações que foram feitas não só para crianças, como também para adultos.

 

Divertidamente

 Já vamos avisando, não se deixe levar pelos personagens bonitinhos e coloridos, ao final de Divertidamente você não enxergará mais o mundo e a si mesmo da mesma forma. Esta animação, apesar de ter todos os elementos que fazem a alegria das crianças, possui uma história que fala diretamente com todos os adultos e nos faz refletir sobre como é importante aprender a lidar com todos esses “eus” que existem dentro de nós, cada um reclamando por alguma coisa diferente, e não podemos negar nenhum deles.
Se você ainda não assistiu, coloque a pipoca no microondas, arrume seu espaço preferido no sofá e vá assistir!

 

WALL-E

Em WALL-E você percebe desde o início que este não será um simples filme infantil. A animação começa mostrando a Terra coberta por lixo e sem qualquer tipo de vida. Ao fundo, apesar de destruído e abandonado, podemos encontrar um cenário com elementos comuns em nosso cotidiano. O decorrer da trama vai ainda mais fundo e nos dá uma lição de moral, mostrando o que nós iremos fazer com a Terra e o que nos tornaremos se não começarmos desde já a mudar alguns de nossos hábitos. WALL-E toca o seu emocional e, com certeza, fará você colocar a mão na consciência.

 

Toy Story

O primeiro Toy Story já tem 22 anos, a série já rendeu três filmes e o quarto está a caminho com previsão de lançamento para 2019. O filme foi a primeira produção dos estúdios Pixar e entrou para a história ao ser o primeiro filme totalmente feito por computação gráfica. O filme recebeu três indicações ao Oscar, mas o primeiro prêmio da Academia só viria em 2011, quando Toy Story 3 foi eleito o melhor filme de animação do ano.

Nestas mais de duas décadas, a franquia vem conscientizando adultos e crianças sobre a importância da Amizade, do Perdão e da Caridade. Todas as mensagens são passadas de forma natural e muito emocionante pelos personagens que são brinquedos, alguns deles inclusive fizeram parte de nossa infância.

 

O Rei Leão

 Esse clássico da animação foi uma surpresa até para o estúdio que o desenvolveu, a Disney. Sabe o motivo? O Rei Leão e Pocahontas foram produzidos na mesma época, e os distribuidores apostavam que o filme da protagonista índia faria mais sucesso que O Rei Leão, tratado pelo estúdio como um filme secundário. A surpresa veio nas bilheterias, para o público e para os criadores. Quem assistiu quando criança, revê hoje como adulto e aprende cada vez mais com este filme.

É uma animação na qual aprendemos sobre como superar o passado e a não esquecer da nossa essência, de quem somos verdadeiramente. Simba, o leão protagonista, foge de seu passado para evitar a dor por se sentir culpado pela morte do pai, deixando para trás quem ele é de verdade, o legítimo Rei dos animais. Mas ao longo do filme, sua jornada vai passando por desafios e aprendizados com cada um dos amigos e adversários que encontra! Veja, reveja e se prepare que em 2019 teremos uma nova versão de O Rei Leão nos cinemas!

 

Megamente

No ano de 2010 chegou às telonas o filme Megamente, mais uma animação da Dreamworks feita para todas as idades. Trilha sonora composta por clássicos de Michael Jackson e de AC/DC, referências e piadas inteligentes e um protagonista que apesar de ser um vilão atrapalhado, consegue nos fazer pensar em questões sobre a nossa vida.

Apesar de também abordar assuntos como determinação e motivação, a grande cereja do sundae no filme Megamente é um assunto bem mais complexo: quem realmente somos e qual história há por trás de cada um de nós e de nossas decisões? Todos nascemos para ser Heróis, mas a sociedade é capaz de destruir o que há de melhor nas pessoas, e dependendo da forma como enfrentamos as adversidades da vida, se não formos fortes o suficiente, podemos nos tornar vilões. Tudo exige um equilíbrio e cabe a nós ajudarmos uns aos outros a alcançá-lo.

 

O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando é uma animação especialíssima! E não é só porque é dirigida por um brasileiro, Carlos Saldanha, mas também por suas múltiplas mensagens e reflexões que envolvem o espectador, como a empatia, preconceito e ganância. Baseada numa famosa obra da literatura infantil, a história de Ferdinando traduz muito bem o ditado de que não devemos julgar as pessoas pelas aparências. No caso da animação, isso acontece com um touro. O que você imagina quando pensa em um touro? Um animal forte, bravo… Esse é frequentemente o estereótipo imposto a ele.

Ao se deparar com Ferdinando, toda essa visão vem por água abaixo. Ele é um touro totalmente diferente do que se espera. Aprendemos com ele a conviver com as diferenças, uma atitude que podemos levar para fora da sala do cinema e praticar em nosso dia a dia.

 

Viva - A Vida é Uma Festa

Para encerrar a nossa seleção, trouxemos um forte candidato ao Oscar 2018 e “uma carta de amor” ao México, como o próprio diretor de Viva - A Vida é Uma Festa afirmou!

Os estúdios Pixar são conhecidos pelo seu excelente trabalho em 3D e por contagiar crianças e adultos em suas produções. Enquanto os mais velhos choram emocionados com algum trecho inspirador ou reflexivo, os mais novos ficam maravilhados com as cores e toda a magia da obra. E Viva - A Vida é uma Festa permanece nessa mesma linha, entretanto com ambientação e protagonistas latino-americanos! É uma história que se passa no México e resgata as tradições desse país, como a música e a famosa festa do Dia de Los Muertos! Além de uma bela declaração de amor ao país, o filme nos ensina a conviver com outras culturas e respeitá-las. Também, através da criança protagonista, o filme trabalha a ideia de correr atrás dos sonhos. É uma ode à Esperança!


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)