Dormir Bem é Importante Sim!

August 29, 2018

 

 

Fisiologicamente falando, muitos são os benefícios de uma boa noite de sono. Além do motivo óbvio, que é para o nosso descanso, muitos hormônios são liberados especificamente durante o sono, como o hormônio do crescimento, GH, e hormônios que ajudam no controle do apetite e digestão, tais como a grelina e a leptina. Além desses benefícios, o sono nos ajuda na consolidação da nossa memória e fixação do aprendizado. Isso se dá quando estamos em sono REM, termo em inglês que significa "Rapid Eye Movement", ou movimento rápido dos olhos, que acontece em nosso estado de sono profundo, quando estamos sonhando. Várias pesquisas e artigos científicos comprovam tais benefícios. E, segundo os estudos, nós sempre sonhamos, assim como diversas espécies de animais, como outros mamíferos e aves.

 

Porém, se sempre sonhamos, porque não lembramos de todos os nossos sonhos? E por que alguns sonhos nos impactam profundamente enquanto outros não?  A capacidade de sonhar não é exclusiva do ser humano, quem tem cachorro em casa consegue ver claramente quando eles estão sonhando. Porém, temos uma peculiaridade que interfere na nossa "arte de sonhar", que é a nossa consciência. Muitos filósofos antigos afirmavam que a evolução do homem se dá através da evolução de sua própria consciência, e os sonhos podem nos ajudar com isso!

 

Muitas vezes, um sonho por mais "doido" que aparente ser, pode sintetizar a experiência do nosso dia, pode revelar algo que precisamos trabalhar em nós mesmos, nos apresentar um medo ou uma insegurança que não sabíamos que tínhamos ou nos dar uma resposta para a resolução de um conflito.  Tão profunda é a relação dos nossos sonhos com a nossa consciência, que existe uma ciência voltada só para isso, a psicanálise, iniciada por Freud e aprofundada depois por Jung. A grande questão é que a interpretação dos sonhos é algo subjetivo, que está intimamente ligado à pessoa que sonhou e a sua forma de vida, por isso, não é qualquer pessoa que pode "decifrá-lo". Por ser um assunto muito interessante, popularizou-se rapidamente, e hoje existem inúmeros sites que apresentam a interpretação pronta do seu sonho, mas temos que ter muito discernimento na hora de avaliar!

 

Como vimos no post "Paperman e os Símbolos da Vida", a nossa vida é repleta de símbolos, quer estejamos acordados ou dormindo. À medida que vamos ficando mais atentos às situações à nossa volta, que vamos observando como nossa mente funciona, que refletimos sobre nosso posicionamento diante das situação da nossa vida, vamos desvendando os símbolos, e isso repassa para os nossos sonhos. Por isso, não estranhe se um certo dia você sonhar com a resposta para um problema que você teve durante aquela semana, se você tiver um sonho inspirador, e acordar com força para lidar com um desafio que não consegue vencer há anos, ou se acordar com certo pesar de consciência porque o sonho mostrou algo que não queria ver!

 

Essa é a importância de uma boa noite de sono. Alguns precisam de 8 horas, outros apenas 5 horas, não é uma questão de quantidade de horas dormidas. Quando conseguimos gerar reflexões e percepções acerca de nossas vidas, não só durante nossas vigílias, mas também nos sonhos, ficamos cada vez mais conscientes de nós mesmos, e crescemos como seres humanos.

 

Por isso, dê valor a esse momento do seu dia, pois aí também está uma oportunidade para aprendermos e nos tornarmos pessoas melhores.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)