A Definição de Livre-arbítrio em Imagens!

December 5, 2017

 

É possível traduzir em imagens algo não material como livre-arbítrio? A fotógrafa Kenia de Aguiar Ribeiro expressou através da arte o que significa esse poder de escolha. Talvez algumas dessas imagens possam captar o que é livre-arbítrio para você!

 

Utilizar o livre-arbítrio corretamente é uma das maiores provas de sabedoria. Mas para isso precisamos percorrer um longo caminho onde iremos aprender a controlar nossos pensamentos e impulsos, e refletir sobre as opções que o mundo à nossa volta tem a oferecer. A fotógrafa Instagram.com/kenia.aguiar.ribeiro foi além e conseguiu captar o que é livre-arbítrio através de belíssimas fotos que iremos conferir nos próximos dias.

 

Quantas vezes nos deparamos com um problema, ficamos com medo de enfrentá-lo e terminamos desistindo, até mesmo de um sonho, por causa dessa falta de coragem? Não podemos nos esquecer que uma das maiores e mais antigas habilidades do ser humano é a adaptação. É bater de frente com as adversidades e se reinventar para poder superá-las. Nós somos livres para criar nossos próprios caminhos, mas o que não podemos fazer é nos render facilmente e nos acomodar na apatia. Mesmo que o caminho pareça incerto e envolva deixar para trás as falsas noções de segurança que adquirimos com o tempo, siga em frente! Você já se reinventou?

 

A nossa felicidade está ligada à forma como usamos o livre arbítrio. Nós podemos escolher viver na mesmice, com medo de arriscar, porque o marasmo parece ser mais confortável. Mas também temos a opção de não nos deixar intimidar pelas dificuldades, arregaçar as mangas e escalar os degraus da vida. Quanto mais alto subirmos, maior será a nossa visão de mundo, mais opções teremos e mais fácil será escolher o caminho certo. Nós somos o resultado da soma de nossas escolhas. Lembre-se, não há limites para quem tem força de vontade e Sabedoria.

 

A vida é assim, um enorme campo fértil onde temos a liberdade para plantar o que quisermos. Mas precisamos ter consciência de que futuramente teremos que colher os frutos de nossas decisões. O que não devemos é ter medo de semear, pois assim a vida passará e terá sido desperdiçada sem termos colhido nada de positivo. Também não devemos temer as nuvens cinzas, pois elas trarão a chuva que irá regar nossa plantação. São os dias cinzentos que nos fazem fortes.

 

Uma das coisas mais belas no livre-arbítrio é: quanto mais o usamos, mais ele nos transforma. Nada do que fazemos na vida é sem um propósito, tudo nos dá uma lição, até mesmo quando escolhemos não fazer nada, afinal - adaptando um pouco a terceira lei de Newton ao nosso pensamento - cada decisão é seguida de uma reação. São exatamente essas reações que têm o poder de nos transformar e guiar pelo caminho da sabedoria, que para uns pode ser como uma grande escadaria enquanto que para outros pode ser uma bela e suave subida, dependendo de quão aberto estamos para a mudança.

“Diga-me com quem andas e te direi quem és”. O livre-arbítrio não é válido apenas para nossas ações, mas se estendem a quem escolhemos ter ao nosso lado. Eles são peças fundamentais em nossa vida, podendo influenciar de forma positiva ou negativa as nossas atitudes. Há pessoas que estão conosco para nos motivar a seguir em frente e consequentemente sermos pessoas melhores. Mas por outro lado, há pessoas que sugam nossas energias, nos botam para baixo e são essas pessoas que devemos ter cuidado. Devemos escolher nos desprender de pessoas assim.
 

Quem nunca se viu na situação de ter vários caminhos a frente mas só poder escolher um? Arriscamos dizer que todo mundo já passou por isso. Às vezes seria muito mais fácil se houvesse alguém para tomar as decisões por nós, mas isso tiraria toda a beleza que há no livre-arbítrio. Há toda uma experiência por trás de nossas decisões, o que nos permite aprender e amadurecer com nossos erros e acertos, Saiba que se no futuro precisarmos dar um passo para trás por causa de alguma escolha não tão feliz que tivemos no passado, estará tudo bem, com ela veio a sabedoria que permitirá que em breve possamos dar dois passos à frente. 

 

Para ver mais fotos desta galeria, clique aqui!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)