A Importância da Disciplina


“Eu me levanto, entro no chuveiro, tomo o café da manhã. Leio o jornal, escovo os dentes. Se tiver telefonemas a dar, telefono. Pego uma caneca de café. Calço minhas botas da sorte que uso para trabalhar e amarro os cadarços da sorte que minha sobrinha Meredith me deu. Dirijo-me ao meu escritório, ligo o computador. Meu moletom da sorte, de capuz, está dobrado sobre a cadeira, com o talismã da sorte que comprei de uma cigana em Saintes Maries de la Mer pelo equivalente a apenas oito dólares, e minha etiqueta da sorte com o nome LARGO, que veio de um sonho que tive uma vez. Coloco tudo. Faço minha oração, que é a “Invocação da Musa”, da Odisseia de Homero, tradução de T.E.Lawrence. São aproximadamente dez e meia agora. Sento-me e mergulho no trabalho. Quando começo a cometer erros de digitação, sei que estou ficando cansado. Passaram-se cerca de quatro horas. Cheguei ao ponto em que as respostas do corpo e da mente vão se reduzindo. Encerro o dia de trabalho. Quantas páginas produzi? Não importa. Serão boas? Nem sequer penso nisso. Tudo que conta é que cumpri minhas horas de trabalho e o fiz com toda a concentração. Tudo que importa é que, para este dia, eu superei a Resistencia[...] O difícil não é escrever, o difícil é sentar-se para escrever.”

Este trecho foi extraído do livro “A guerra da arte” do autor americano Steven Pressfield. Neste livro, Pressfield relata a guerra diária que ele tem que travar consigo mesmo para conseguir produzir como escritor. E o mais interessante é que a dificuldade não é contra a imaginação, a falta de ideias ou de criatividade, a luta é contra romper a inércia de ir trabalhar. Ou seja, uma luta em nome da disciplina, também chamada pelo autor de resistência. Costumamos pensar que uma pessoa disciplinada é aquela que em todos os momentos está ganhando ou conquistando algo, mas, na verdade, a disciplina vem da nossa capacidade de manter-se fiel aquilo que nos comprometemos. Naturalmente, se nos mantivermos firmes aos nossos compromissos, teremos muitas realizações e conquistas. Mas, quando vemos alguém no "topo", não associamos a quantidade de vezes que ele teve de persistir, com resultados ou não, para alcançar seus objetivos.

Não é simplesmente plantar a semente e esperar ela florescer, é regá-la todos os dias. Por isso a disciplina é uma Virtude, manter essa forma de ação, com ritmo, persistência, em nome do que você se comprometeu, lhe ajuda a se tornar um ser humano melhor, transforma o caráter.

Assista o nosso vídeo abaixo, observe como a disciplina transformou a postura do personagem. O exercício de uma virtude favorece que outras virtudes também floresçam, nos tornando cada vez melhores. Por isso, nosso jovenzinho passa de uma vida despreocupada e irresponsável à vida de um homem maduro, com conquistas e visão mais profunda da vida.

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)