Que Tipo de Líder Você Quer Ser?

August 29, 2018

 

Liderança é a capacidade de influenciarmos pessoas a desempenharem seus trabalhos da melhor forma possível. Essa influência se dá por duas maneiras, poder ou autoridade. Hierarquicamente, se estamos subordinados a alguém e esse alguém solicita um trabalho, nós fazemos, pelo poder que ele exerce dentro daquela estrutura. Esse é o tipo de liderança que estamos acostumados, não necessariamente o "líder" que solicita os trabalhos nos influencia positivamente, mas por ocupar um cargo que exige respeito e/ou obediência, nós cumprimos suas ordens. Mas existe outro tipo de liderança, menos comum e mais difícil de se exercer, a liderança por autoridade.

 

Uma pessoa com autoridade possui força moral, ou seja, seu poder de líder surge do seu exemplo. Sua força moral, gerada pelas suas ações, traz inspiração aos demais. E por essa conduta, esse líder influencia positivamente as pessoas a darem o melhor de si mesmas em tudo o que fazem. Por exemplo: quando surge uma difícil tarefa a ser realizada, que vai exigir muito esforço de todos, mesmo sendo difícil, a equipe se mantém motivada, pois o líder é o que mais se esforça e trabalha para cumprir com o objetivo.

 

Dizem que liderança é uma qualidade que nem todos possuem, porém, todos nós, em algum momento da vida, teremos que exercitá-la. Como citado no vídeo abaixo, não se nasce com a liderança, nós temos que aprender a desenvolvê-la. E quando podemos desenvolvê-la? Basicamente, todos os dias, pois o vídeo nos mostra que, quando duas ou mais pessoas se reúnem com alguma finalidade, surge a oportunidade de exercer a liderança. Ou seja, oportunidades totalmente presentes em nossas rotinas!

 

Dessa forma surgem dois questionamentos essenciais: que tipo de líder eu quero ser? E como sei se realmente estou cumprindo com esse papel?

 

O primeiro passo é ser um líder consigo mesmo, exercer a liderança interna. Sempre temos várias coisas a fazer, mas nem sempre as cumprimos com responsabilidade. Agir de acordo com o que nos comprometemos é ser líder de si mesmo. É assim que ganhamos autoridade e conquistamos poder sobre nós mesmos. Após conquistar o primeiro passo, que não é nada fácil, parte-se para o segundo: permitir que esse poder interno inspire as pessoas a fazer o mesmo, e então, você se transforma num líder com autoridade.

 

A capacidade de um líder não é medida pelo trabalho que a equipe produz, mas sim pelo crescimento interior de cada um dos seus subordinados. Um bom líder é aquele capaz de inspirar e transformar pessoas comuns em novos líderes. Dessa forma, não só nos tornamos melhores, como também ajudamos os outros a crescerem e a tornarem melhores os que estão à sua volta, e assim segue a corrente da liderança e crescimento.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)