Juscelino Kubitschek

September 11, 2018

 

Você tem sonhos? Consegue realizá-los? Esse é um dos maiores poderes de um Ser Humano: ter sonhos e torná-los reais. Mas nem todos nós conseguimos fazer isso. Por quê? Às vezes, parece haver uma barreira entre o que sonhamos e sua realização, e é esse mesmo o principal problema.

 

A filosofia clássica grega entendia que há um mundo acima, de onde vem as ideias, e um mundo abaixo, onde estas são plasmadas em coisas concretas. No entanto, entre estes dois mundos, há um mundo intermediário, que capta o que vem de cima, sendo capaz de concretizar a ideia. A este mundo intermediário deram o nome de "psique", que corresponde ao conjunto de  pensamentos e emoções do Ser Humano. Esta psique deve agir como um canal entre o mundo das ideias e o mundo físico, porém, quando está muito poluída, dizia a filosofia grega, passa a agir como um bloqueio para a realização da ideia, nos tornamos incapazes de tornar os sonhos reais.

 

Um grande exemplo que temos na história de nosso país, de alguém que teve um grande sonho e o plasmou, ainda que contra todo o status quo da época, foi o presidente Juscelino Kubitschek.

 

Antes dele, todo o desenvolvimento do Brasil, nosso país de dimensões continentais, estava concentrado em seu litoral ou regiões próximas a este. O governo federal, situado no Rio de Janeiro, à época, mantinha o poder de decisão afastado tanto do interior do país, quanto da região Nordeste. Houve até mesmo uma época em que foi feito um acordo, conhecido como "política do café-com-leite", onde os presidentes do país eram alternados entre paulistas e mineiros, como se as demais regiões fossem irrelevantes para o cenário nacional, e de certa forma eram mesmo. Mas aí vem Juscelino com um sonho, que na verdade já havia sido sonhado desde a época do Império, de transferir o centro do poder para o centro geográfico do Brasil.

 

Parecia loucura, construir uma cidade do zero, no meio do nada, e lá abrigar a capital de um país do tamanho do nosso. Ainda mais, fazer isso em menos de 5 anos, que era o tempo máximo do mandato de um presidente naquele tempo. A já citada filosofia grega diria que a ideia já estava lá, há mais de um século, mas faltava um homem que reunisse as qualidades necessárias para "descer para a terra" essa ideia. Esse homem foi Juscelino Kubitschek. Por quê?

 

Primeiro ele tinha visão de Estado, que é outro conceito que os gregos explicam muito bem, especialmente Platão em sua obra “A República”. Com essa visão, JK percebeu o que seria melhor para toda a Nação, e não só para uma parte dela. Com um governo no centro geográfico do país, o acesso à capital e, consequentemente, ao poder, seria equilibrado para todas as regiões e estados. Além disso, o fluxo de pessoas para essa parte, até então esquecida de nosso território, impulsionaria o crescimento interno do Brasil, através da melhor comunicação e transações entre estados. Isso além de outras inúmeras vantagens.

 

Além dessa visão de Estado, JK tinha um espirito de liderança sadia e carismática, capaz de criar um clima de harmonia mesmo entre adversários. E isso, facilitou muito a construção de seu sonho.

 

Hoje, quase 2,5 milhões de pessoas moram em Brasília, o que faz dela a maior cidade do mundo construída no século 20. Por ser também a sede dos 3 poderes da República, é para lá que todo o Brasil olha em busca de soluções. Tudo isso, há pouco mais de 60 anos, só existia na mente de um homem, e olha o que ele fez do sonho dele. E você, também tem conseguido plasmar seus sonhos?

 

Para inspirá-lo, assista ao vídeo que selecionamos contando um pouco sobre esse Grande Brasileiro.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)