Fora de Vista - Um Novo Caminho

August 31, 2018

 

Acredito que você já tenha escutado a seguinte música de Chico Buarque: “Todo dia ela faz tudo sempre igual/ Me sacode às seis horas da manhã/ Me sorri um sorriso pontual/ E me beija com a boca de hortelã”. Essa música retrata o cotidiano de um casal, que todos os dias passa pela mesma rotina, do despertar ao dormir. Nós tendemos a gostar muito da nossa rotina, tudo do mesmo jeitinho, mesmos horários, mesmas escolhas e mesmos trajetos. Para quem gosta de ser planejado e organizado, a rotina é uma maravilha! Você já sabe o tempo que gasta para se deslocar, para se arrumar, para preparar o café, etc. Porém, nos habituamos tanto a fazer "tudo sempre igual" que esquecemos de experimentar o novo.

 

 

Mas, e se resolvêssemos quebrar a rotina? Se trocássemos o caminho de sempre, se nos aventurássemos, o que nos sucederia? Reagiríamos como a personagem do vídeo? A garotinha que não enxerga, ao se perder de seu cão-guia, não sabe qual caminho tomar e paralisa ante o medo do desconhecido. Na medida em que ela vê que o que lhe resta é enfrentar o novo, ela vai se entregando a situação e faz uma série de descobertas, novas percepções, sons, texturas, com as quais ela nunca conheceria pelo seu caminho habitual. E quando ela aceita por completo, e começa a gostar da nova aventura, seu cãozinho retorna.

 

Tudo que nos tira de nossa zona de conforto nos traz insegurança, medo, intranquilidade, disso já sabemos. A nossa dificuldade é encontrar as melhores formas para enfrentar esses estados de ânimo e não estagnar. Usando as ferramentas que a personagem do vídeo usa, podemos avançar muito no desconhecido: imaginação, coragem e alegria. Como ela não podia ver o que realmente acontecia, a tendência era de fantasiar a pior cena possível, e quanto mais medo, menos ação. O melhor remédio contra a fantasia é a imaginação, é ver além, é usar (como o nome já diz) imagens em sua mente que lhe motivem à ação! As imagens a ajudavam a despertar sua alegria, seus sonhos, e sua coragem, fazendo com que o trajeto se tornasse prazeroso e não mais temeroso.

 

Quando nos abrimos para novos caminhos, quando resolvemos variar um pouco nossa rotina e abrir os olhos para o novo, só temos a ganhar! Primeiro porque novos caminhos trarão novas possibilidades, lugares e pessoas os quais não faziam parte dos trajetos rotineiros. E só em conhecer pessoas, já ampliamos totalmente nosso universo pessoal. Novas pessoas contribuem com novos pontos de vistas, que contribuem para uma visão mais ampla e profunda da vida. Experimentar novos pratos no restaurante nos mostra que o novo é emocionante, e o quanto perdemos por manter sempre os mesmos hábitos, não saindo de nossa zona de conforto.  Usar uma camiseta diferente das que costumamos usar, pode nos ensinar o quão apegados somos à nossa imagem, a qual, muitas vezes, não representa quem somos de verdade, no nosso íntimo.

 

A vida é tão dinâmica, tão vasta, tão cheia de experiências. Então, por que não aproveitarmos os momentos do nosso dia a dia para nos aventurarmos nos mistérios da vida? Fazer tudo sempre do mesmo jeito cria uma barreira ao nosso redor, que nos impede de ver tudo que se passa "mundo afora", fora de nossa rotina. Que tal nos comprometermos a experimentar o novo no nosso cotidiano? E quando algo mais ousado aparecer respondermos com um simples "por que não? " e mergulhar de cabeça nessa nova experiência? Só assim, estaremos abertos para o que a vida nos traz, crescendo com cada experiência que nos é colocada, e teremos ânimo para buscar mais o novo! 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)