Entendendo “A força” de Star Wars

September 22, 2017

 

Se vocês assistiram Star Wars e acham que a saga de filmes gira em torno da família Skywalker, estão enganados. Presente nos oito episódios até agora, e com certeza estará presente no episódio IX, "A Força" é a grande protagonista da série criada por George Lucas. Ela é responsável pela criação e equilíbrio do Universo, além de ser o motor de tudo, tanto das coisas boas quanto das ruins. No decorrer dos filmes, os Jedi e os Sith travam inúmeras batalhas, sempre o bem tentando vencer o mal.

 

Entre o os dois lados da guerra há um elemento extremamente importante, a "Força". Ela está presente e une todas as coisas do Universo, aqueles que a controlam, desenvolvem vários poderes,  como a capacidade de manipular objetos à distância e até mesmo a mente das pessoas. Neste vídeo do canal Nerdologia, vemos quais são as forças conhecidas pela ciência que podem explicar "A Força" do Universo Star Wars.

 

 

Além do aspecto científico, a reflexão sobre os Jedis, os Siths e o equilíbrio da Força nos lembram muitas referências sobre grandes ensinamentos. Praticamente todas as culturas da antiguidade falavam da importância da dualidade para a compreensão da Vida: Luz e Sombras, Céu e Terra, Cima e Baixo, Fogo e Água, Masculino e Feminino, etc. Nos diversos mitos que conhecemos, existem diferentes formas de representar os dois polos, mas é sempre a interação entre essas duas partes o que gera toda a manifestação do Universo, seja através de uma dança, como no mito de Shiva, o dançarino que equilibra a criação e a destruição; Seja através de um casamento,  como no mito de Uranus e Gaia; Ou, até mesmo, através de uma guerra, como na batalha entre Hórus e Seth. Assim também acontece em tudo na nossa vida. Somente com dificuldades nós nos fortalecemos, só podemos aproveitar o calor, porque há o frio, só podemos entender o que é a luz, porque existem sombras. Um polo só existe por causa do outro. Mesmo na ficção, se não existisse um conflito entre os dois lados da Força, a obra de George Lucas não teria nenhum sentido para existir.

 

Em Star Wars, a principal missão dos protagonistas não é destruir o "lado negro da força", mas sim restaurar o equilíbrio na Galáxia. Podemos trazer essa reflexão para a nossa vida. Quando enfrentamos algum problema, geralmente desejamos que ele simplesmente desapareça, esperando que tudo fique bem. Mas na verdade, isso não resolveria a situação. Precisamos entender que a Vida é um constante movimento entre as duas polaridades, e o que se espera de nós é que encontremos a harmonia nessa dualidade. Se temos uma dificuldade com o trânsito, por exemplo, não adianta esperar que o congestionamento desapareça, pois não depende de nós mudar essa realidade. A única coisa que podemos fazer é buscar uma forma de harmonia com a situação. Em outras palavras, melhor do que brigar todos os dias com o trânsito, seria mais inteligente planejar melhor os horários, ou mesmo buscar outras alternativas de transporte. Quando fazemos isso, percebemos que é através das dificuldades que despertamos capacidades que até então não possuíamos, e assim compreendemos melhor essa dualidade do Universo.

 

Em um texto recente de nosso Portal, A Diversidade é Necessária, falamos de uma forma bem aprofundada sobre o assunto.

 

Agora que compreendemos melhor o que a Saga Star Wars pode nos ensinar,   podemos buscar harmonizar as dualidade presentes na nosso dia a dia, e assim ter uma vida mais equilibrada.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)