A Importância da Disciplina

July 6, 2018

 

“Eu me levanto, entro no chuveiro, tomo o café da manhã. Leio o jornal, escovo os dentes. Se tiver telefonemas a dar, telefono. Pego uma caneca de café. Calço minhas botas da sorte que uso para trabalhar e amarro os cadarços da sorte que minha sobrinha Meredith me deu. Dirijo-me ao meu escritório, ligo o computador. Meu moletom da sorte, de capuz, está dobrado sobre a cadeira, com o talismã da sorte que comprei de uma cigana em Saintes Maries de la Mer pelo equivalente a apenas oito dólares, e minha etiqueta da sorte com o nome LARGO, que veio de um sonho que tive uma vez. Coloco tudo. Faço minha oração, que é a “Invocação da Musa”, da Odisseia de Homero, tradução de T.E.Lawrence. São aproximadamente dez e meia agora. Sento-me e mergulho no trabalho. Quando começo a cometer erros de digitação, sei que estou ficando cansado. Passaram-se cerca de quatro horas. Cheguei ao ponto em que as respostas do corpo e da mente vão se reduzindo. Encerro o dia de trabalho. Quantas páginas produzi? Não importa. Serão boas? Nem sequer penso nisso. Tudo que conta é que cumpri minhas horas de trabalho e o fiz com toda a concentração. Tudo que importa é que, para este dia, eu superei a Resistencia[...] O difícil não é escrever, o difícil é sentar-se para escrever.”

 

Este trecho foi extraído do livro “A guerra da arte” do autor americano Steven Pressfield. Neste livro, Pressfield relata a guerra diária que ele tem que travar consigo mesmo para conseguir produzir como escritor. E o mais interessante é que a dificuldade não é contra a imaginação, a falta de ideias ou de criatividade, a luta é contra romper a inércia de ir trabalhar. Ou seja, uma luta em nome da disciplina, também chamada pelo autor de resistência. Costumamos pensar que uma pessoa disciplinada é aquela que em todos os momentos está ganhando ou conquistando algo, mas, na verdade, a disciplina vem da nossa capacidade de manter-se fiel aquilo que nos comprometemos. Naturalmente, se nos mantivermos firmes aos nossos compromissos, teremos muitas realizações e conquistas. Mas, quando vemos alguém no "topo", não associamos a quantidade de vezes que ele teve de persistir, com resultados ou não, para alcançar seus objetivos.

 

Não é simplesmente plantar a semente e esperar ela florescer, é regá-la todos os dias. Por isso a disciplina é uma Virtude, manter essa forma de ação, com ritmo, persistência, em nome do que você se comprometeu, lhe ajuda a se tornar um ser humano melhor, transforma o caráter.

 

Assista o nosso vídeo abaixo, observe como a disciplina transformou a postura do personagem. O exercício de uma virtude favorece que outras virtudes também floresçam, nos tornando cada vez melhores. Por isso, nosso jovenzinho passa de uma vida despreocupada e irresponsável à vida de um homem maduro, com conquistas e visão mais profunda da vida.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)