Como a Energia Está Mudando a Humanidade

June 8, 2018

 

Por ser tão presente em nosso cotidiano, muitas vezes não reconhecemos a revolução que a tecnologia fez no mundo em que vivemos, mas foi ela quem deu os meios para construirmos a sociedade atual. Antes da descoberta da energia, os avanços tecnológicos evoluíam a passos de tartaruga, e um exemplo disso, é o fato de que havia muito mais em comum entre as civilizações dos séculos XIV e I d.C., do que entre as civilizações dos séculos XIV e XXI.

 

A descoberta da energia elétrica e da energia gerada pela combustão deu a partida na corrida tecnológica. Foram desenvolvidos meios mais eficientes de executar tarefas que vão desde viagens entre continentes até trabalhos mais simples, como cuidar da colheita nas fazendas. Esses avanços também modificaram nossa noção de tempo, pois agora é possível produzir muito mais, em um menor tempo. Mas toda essa evolução tem seu preço, e quem paga somos nós e o planeta.

 

Imagine a Terra como um gigante ser vivo. É necessário que haja um equilíbrio no uso da sua energia, assim como acontece com os humanos. Se nós a usarmos demais, colocaremos nossa saúde em risco e eventualmente iremos entrar em colapso. No entanto, se não a utilizarmos, nossos órgãos irão começar a atrofiar e nossa capacidade de realizar as atividades será comprometida. 

 

Assim, o equilíbrio energético é essencial tanto para a vida do planeta como do Homem, que o alcança através da harmonização do corpo e da mente. Quando atingimos esse estágio, conseguimos potencializar a nossa energia. E para isso, precisamos utilizar o nosso dom da inteligência, assim como fizemos para aumentar a capacidade energética do nosso planeta, levando à criação de novas tecnologias. 

 

Ainda comparando o planeta em que vivemos com o nosso organismo, há outros pontos que devemos levar em consideração, como por exemplo, a nossa idade. Nós já falamos sobre isso em outras oportunidades, e uma coisa é certa: não podemos exigir de uma pessoa idosa a mesma capacidade de se exercitar, se esforçar ou até mesmo de raciocinar, que a de uma pessoa jovem. Cada idade tem uma maneira específica de utilizar suas energias.

 

Tendo isso em mente, levemos em consideração o fato de que nosso planeta já não é mais jovem, tem mais de 4,5 bilhões de anos e nos últimos séculos vem tendo seus recursos naturais explorados de maneira quase que descontrolada. Se não houver uma mudança nisso, acontecerá o mesmo que sobrecarregar o organismo de um idoso: em breve ele poderá falhar. Em outras palavras, sabemos que não há a possibilidade de simplesmente frear o desenvolvimento para poupar energia, portanto, cabe a humanidade deixá-lo inteligente e sustentável.

Vamos nos esforçar para aprender a utilizar de forma sábia as nossas energias, evoluindo de forma consciente. 

Trouxemos um vídeo, do Nerdologia, que apresenta a relação da energia com o desenvolvimento da sociedade, mostrando toda a evolução desse grande potencial e para onde ele está nos levando. Se quiser entender melhor tudo isso, não pense duas vezes e assista mais este vídeo brilhante!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)